Combina, e muito.

PANC’s é um termo que nasceu com o livro do Kinupp e é o acrônimo de Plantas Alimentícias não Convencionais. Muitos acham que deveria ser o oposto, já que nesta categoria se encaixam todas aquelas plantas que nossos antepassados comiam e que nasciam espontaneamente pelas cidades e jardins.
Ainda nascem, mas passamos por elas sem notar, e sem saber que são matos comestíveis.
Algumas pessoas, como a Neide Rigo e o Guilherme Ranieri, tomaram para si a tarefa de trazer de volta a prática de comer essas plantas, em geral ricas em nutrientes, pobres em agrotóxicos, fáceis de plantar e manter, não precisando de adubo, de terra reforçada ou de cuidados. São essas as que mais resistem nos períodos de estiagem.

Bertalha - Anredera Cordifolia

Bertalha – Anredera Cordifolia

No último período de seca, a única planta que não sofreu aqui no jardim da Albacora, foi a bertalha, uma de nossas plantas favoritas.

Dela se come tudo: raízes, rizomas, folhas, galhos e ainda atrai abelhas sem ferrão. Basta ter o cuidado de branquear antes e dispensar a água da primeira fervura para retirar parte do acido oxálico.

Voltando ao assunto desse post, como combinar PANC’s e Arduíno? Tecnologia e plantas, parecem assuntos tão distantes…

Acontece que em geral quem gosta de plantas, acaba conhecendo – e amando – as PANC’s. Quem gosta de plantar o próprio alimento, em geral precisa de ajuda. Quem tem tempo de cuidar da casa, filhos, trabalho, animais e ainda ter de sobra para as plantas? Poucos.

Foi aí que o Odilon Cenamo teve a ideia de fazer um regador automatizado para plantas e chamou de JArduíno. Nós aqui adoramos a ideia e estamos ajudando esse projeto a se tornar realidade.

Recebemos um protótipo que estamos testando em nosso vaso de PANC’s

PANC's e Jarduino

PANC’s e Jarduino

e elas tem se beneficiado da rega sob medida. Cada vez que o solo fica seco, o sensor de umidade detecta a falta de umidade e envia essa informação ao processador que aciona a bomba d’água liberando água para as plantas. É um protótipo, é simples, mas já podemos ver a infinidade de opções que poderemos ter a partir dele.

Venha conhecer o JArduíno, terça-feira, 18 de outubro de 10:30 à 18:00 horas, no Centro de Difusão Internacional da USP, na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, Cidade Universitária – Butantã, São Paulo.

encontro de agricultura urbana da usp

Encontro de Agricultura Urbana da USP

Estaremos lá com as PANC’s, o Jarduino, e dentro da cozinha da Deli Garage com deliciosas comidas veganas e bebidas fermentadas caseiras feitas por amigas que se juntaram para fazer a Deli PANC’s.

Porque na Albacora, fazemos de tudo, porque fazer de tudo é o que faz o mundo mudar.