Festival de Agricultura Urbana na Virada Cultural em evento LIXO ZERO

Festival de Agricultura Urbana na Virada Cultural em São Paulo

Domingo tem festa em Sampa.

Vários grupos se reuniram para fazer o Festival de Agricultura Urbana na Virada Cultural em São Paulo.

O evento acontece dia 22 de maio de 2016, domingo, das 9 às 20hs, sendo que a feira de orgânicos (com alimentos produzidos na cidade de São Paulo) e a feira gastronômica funcionarão das 10h30 às 16hs.
Não é necessário se inscrever.

Atenção:
– Os organizadores pedem aos participantes que tragam seus copos ou canecas e sacolas para as compras na feira de orgânicos e na praça de alimentação. O objetivo é fazer um evento lixo zero!
– É proibida a entrada de cachorros na praça.

Confira a programação completa:

9h às 12 h – Minicurso “Como fazer uma horta na cidade”
Durante a aula haverá uma atividade prática de plantio e os participantes podem trazer ferramentas de jardinagem e mudas de ervas e hortaliças para montagem do canteiro. Veja o evento no Facebook

10h – Aula de Yoga
Com o professor Marcelo Strufaldi. Venha com uma roupa larga e confortável.

11h – Visita guiada à Praça Victor Civita
Apresentação das tecnologias sustentáveis do local: sistema de captação de água de chuva, saneamento ecológico, horta e compostagem.

11h – Atividade para as crianças
“Contos e Cheiros do saber que vem primeiro” – Uma vivência lúdica onde através de cheiros, brincadeiras e circo, as crianças descobrirão os poderes das plantas e os seus próprios poderes. Com a Companhia Giz de Ser .

11h30 – Sessão de autógrafos com Dra. Ana Primavesi

Pioneira da agroecologia e uma das mais importantes pesquisadoras do mundo nas áreas de agricultura biológica e preservação de solos, ela estará autografando sua biografia “Ana Primavesi: Histórias de Vida e Agroecologia” e seu livro de contos “A Convenção dos Ventos”. Atividade realizada em parceria com a editora Expressão Popular, a Associaçao de Agricultura Orgânica e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Veja o evento no Facebook

Oficinas

12h Abelhas sem Ferrão para conhecer as abelhas nativas brasileiras que não picam, são importantíssimas para os ecossistemas e precisam ser protegidas na cidade. Com SOS Resgate de Abelhas Sem Ferrão. Veja o evento no Facebook

12h Ecogastronomia com a cozinheira Bia Goll, para nos conectar com a natureza usando a gastronomia como ferramenta, compreendendo praticas de permacultura possiveis no nosso dia a dia. Veja o evento no Facebook

13h Plantas Alimentícias não Convencionais. Vamos aprender a utilizar as espécies que nascem espontaneamente na cidade, até mesmo nas frestas de calçadas, em receitas saborosas e nutritivas, além de degustar algumas delas. Com a nutricionista da CSA Brasil Mariana Passos Bechelli e apoio da VP Consultoria Nutricional.

13h Compostagem Doméstica, para aprender a transformar os resíduos orgânicos em adubo na sua casa. Com a equipe da Morada da Floresta.

16h30 Como fazer uma minicisterna – Orientações para montar um sistema econômico de captação de água de chuva para regar sua horta urbana. Com Escola de Cisterna.

14 às 15 hs – DEBATE: Por que agricultura urbana?
Integrantes do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (GEAU), do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA) e da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) apresentam as razões pelas quais a agricultura urbana é considerada uma das principais vertentes da sustentabilidade mundial. Participação de Alceu castilho, jornalista, autor do livro Partido da Terra e editor do programa De Olho nos Ruralistas

15 às 17hs – RODAS DE CONVERSA SIMULTÂNEAS

Dá tempo de passear por várias delas!

  • Encontro com os voluntários das hortas comunitárias de São Paulo
  • Hortas Escolares: troca de experiências, desafios e oportunidades
  • Encontro com os agricultores orgânicos profissionais da cidade de São Paulo e conversa sobre as propostas da CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura (com apoio da VP Consultoria Nutricional)
  • Novas tecnologias a serviço da agricultura urbana, para quem quer conhecer melhor e se integrar à rede dos Hortelões Urbanos e do app Cidades Comestíveis  Veja o evento no Facebook

16 às 17h30 – Disco Xepa
Lanche coletivo, gratuito e divertido elaborado com as sobras da feira e da praça de alimentação

17h30 – Show do Bando do Seu Pereira
Música dançante e agroecológica. Vem bailar!

18h30 – Exibição do filme Apart-horta

Durante todo o festival pode-se visitar a Exposição fotográfica “Criando Raízes”, de Paula Lopes, enfocando as hortas comunitárias de São Paulo e a Exposição Fotográfica de obras de Lilian Ciola e colaborar com a criação do mapa colaborativo das hortas comunitárias de São Paulo e pontos de venda de orgânicos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.