Domingo tem festa em Sampa.

Vários grupos se reuniram para fazer o Festival de Agricultura Urbana na Virada Cultural em São Paulo.

O evento acontece dia 22 de maio de 2016, domingo, das 9 às 20hs, sendo que a feira de orgânicos (com alimentos produzidos na cidade de São Paulo) e a feira gastronômica funcionarão das 10h30 às 16hs.
Não é necessário se inscrever.

Atenção:
– Os organizadores pedem aos participantes que tragam seus copos ou canecas e sacolas para as compras na feira de orgânicos e na praça de alimentação. O objetivo é fazer um evento lixo zero!
– É proibida a entrada de cachorros na praça.

Confira a programação completa:

9h às 12 h – Minicurso “Como fazer uma horta na cidade”
Durante a aula haverá uma atividade prática de plantio e os participantes podem trazer ferramentas de jardinagem e mudas de ervas e hortaliças para montagem do canteiro. Veja o evento no Facebook

10h – Aula de Yoga
Com o professor Marcelo Strufaldi. Venha com uma roupa larga e confortável.

11h – Visita guiada à Praça Victor Civita
Apresentação das tecnologias sustentáveis do local: sistema de captação de água de chuva, saneamento ecológico, horta e compostagem.

11h – Atividade para as crianças
“Contos e Cheiros do saber que vem primeiro” – Uma vivência lúdica onde através de cheiros, brincadeiras e circo, as crianças descobrirão os poderes das plantas e os seus próprios poderes. Com a Companhia Giz de Ser .

11h30 – Sessão de autógrafos com Dra. Ana Primavesi

Pioneira da agroecologia e uma das mais importantes pesquisadoras do mundo nas áreas de agricultura biológica e preservação de solos, ela estará autografando sua biografia “Ana Primavesi: Histórias de Vida e Agroecologia” e seu livro de contos “A Convenção dos Ventos”. Atividade realizada em parceria com a editora Expressão Popular, a Associaçao de Agricultura Orgânica e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Veja o evento no Facebook

Oficinas

12h Abelhas sem Ferrão para conhecer as abelhas nativas brasileiras que não picam, são importantíssimas para os ecossistemas e precisam ser protegidas na cidade. Com SOS Resgate de Abelhas Sem Ferrão. Veja o evento no Facebook

12h Ecogastronomia com a cozinheira Bia Goll, para nos conectar com a natureza usando a gastronomia como ferramenta, compreendendo praticas de permacultura possiveis no nosso dia a dia. Veja o evento no Facebook

13h Plantas Alimentícias não Convencionais. Vamos aprender a utilizar as espécies que nascem espontaneamente na cidade, até mesmo nas frestas de calçadas, em receitas saborosas e nutritivas, além de degustar algumas delas. Com a nutricionista da CSA Brasil Mariana Passos Bechelli e apoio da VP Consultoria Nutricional.

13h Compostagem Doméstica, para aprender a transformar os resíduos orgânicos em adubo na sua casa. Com a equipe da Morada da Floresta.

16h30 Como fazer uma minicisterna – Orientações para montar um sistema econômico de captação de água de chuva para regar sua horta urbana. Com Escola de Cisterna.

14 às 15 hs – DEBATE: Por que agricultura urbana?
Integrantes do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (GEAU), do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA) e da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) apresentam as razões pelas quais a agricultura urbana é considerada uma das principais vertentes da sustentabilidade mundial. Participação de Alceu castilho, jornalista, autor do livro Partido da Terra e editor do programa De Olho nos Ruralistas

15 às 17hs – RODAS DE CONVERSA SIMULTÂNEAS

Dá tempo de passear por várias delas!

  • Encontro com os voluntários das hortas comunitárias de São Paulo
  • Hortas Escolares: troca de experiências, desafios e oportunidades
  • Encontro com os agricultores orgânicos profissionais da cidade de São Paulo e conversa sobre as propostas da CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura (com apoio da VP Consultoria Nutricional)
  • Novas tecnologias a serviço da agricultura urbana, para quem quer conhecer melhor e se integrar à rede dos Hortelões Urbanos e do app Cidades Comestíveis  Veja o evento no Facebook

16 às 17h30 – Disco Xepa
Lanche coletivo, gratuito e divertido elaborado com as sobras da feira e da praça de alimentação

17h30 – Show do Bando do Seu Pereira
Música dançante e agroecológica. Vem bailar!

18h30 – Exibição do filme Apart-horta

Durante todo o festival pode-se visitar a Exposição fotográfica “Criando Raízes”, de Paula Lopes, enfocando as hortas comunitárias de São Paulo e a Exposição Fotográfica de obras de Lilian Ciola e colaborar com a criação do mapa colaborativo das hortas comunitárias de São Paulo e pontos de venda de orgânicos.